Meditação e bem-estar
- Cristina Belém
- 8 de abr. de 2014
- 2 min de leitura
Cada vez mais as práticas de meditação e de relaxamento são procuradas, quer para nos proporcionar estados de serenidade, quer para auxiliar na gestão e controlo de stresse ou de ansiedade. O ritmo de vida acelerado dos dias de hoje dá-nos, às vezes, a sensação de não termos tempo para parar, para pensar antes de prosseguir, para escutar o coração antes de tomar uma decisão. Quem pratica meditação ou simplesmente recorre a práticas respiratórias para relaxar, sente a tranquilidade e o bem-estar que proporcionam. Estas abordagens podem também surgir relacionadas com o termo mindfulness, uma vez que ajudam a despertar a mente para a atenção plena.

Prática milenar, a meditação é hoje revisitada pela ciência, nomeadamente pelas áreas ligadas à saúde, uma vez que pode ser utilizada como forma complementar a outras estratégias ou terapias. A sua prática regular ajuda no processo de auto-consciência, na noção de si próprio e das relações com os outros, no auto-conhecimento e na procura de ações que promovem equilíbrio e nos ajudam a centrar no aqui e agora, na nossa atenção à vida e ao momento presente.
Existem diferentes técnicas para meditar. Algumas recorrem à visualização/imaginação com vista a focar o pensamento nas imagens e na experiência que está a ser vivida, no estado alterado de consciência. Outras procuram abrandar o ritmo dos pensamentos até que estes parem, deixando espaço para a mente se aquietar na tranquilidade. Na maioria das práticas os primeiros minutos têm como foco a respiração, lenta e profunda, que não só ajuda na concentração, como também facilita o relaxamento.
A prática de meditação:
promove maior atenção aos mecanismos internos, pensamentos e emoções
ajuda a trabalhar o auto-conceito, auxiliando na auto-confiança
fornece estratégias para o auto-controlo, nomeadamente em situações desafiantes (por exemplo na gestão de stresse)
potencia o estado de "estar disperto" (atento)
suporta o organismo nas funções ligadas à manutenção da homeostase (por exemplo na prática da respiração completa e na normalização do ritmo cardíaco)
expande a consciência
Alguns links úteis onde pode aprender a meditar:
http://www.mindfulnessvicentesimon.com/sesiones-de-mindfulness-on-line
http://www.mindfulnesscds.com/
http://www.meditationandpsychotherapy.org/
http://www.cenif.com/amadora/meditacao-terapeutica/
http://www.brahmakumaris.org/portugal/o-que-fazemos/meditation-pt-pt
Comments