top of page

Psicologia e Reiki em complementaridade

  • Cristina Belém
  • 28 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Na primavera de 2015 o João Magalhães, pela Associação Portuguesa de Reiki (APR), lançou-me um desafio: pensar uma abordagem direcionada a pessoas que procurassem resposta para situações de ansiedade ou de sinais depressivos. Nada melhor que começar novos projetos na primavera quando toda a natureza desponta a vida dia a dia! Propus uma abordagem que integrasse as componentes de Psicologia e de Reiki em sessões complementares e continuadas ao longo de algumas semanas, desempenhadas separadamente por duas terapeutas, embora estas se alinhassem ao longo do processo. E assim foi, a APR, na pessoa do João, lançou o projeto piloto. Trabalhámos com uma participante que aderiu e se entregou com confiança e empenho nesta viagem.


O nome do projeto: “EntreSer Amadora”. Os objetivos: promover autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e o reconhecimento e recurso a técnicas de autorregulação. O método: foram feitas cerca de 12 sessões semanais de cada uma das abordagens integradas, Psicologia e Reiki. Como medimos os resultados: construiu-se um questionário que incluía três componentes: a) o consentimento informado; b) algumas perguntas gerais de resposta aberta para aperceber, por exemplo, a motivação, o compromisso e as expectativas; c) perguntas específicas de escolha múltipla que permitissem perceber a auto-perceção a nível da gestão emocional, de desempenho e de tomada de decisão. O questionário foi respondido no início e no final do programa para permitir comparação de dados.

Os resultados comparados mostram alteração na escolha das respostas, à exceção de um item, e passam de sensação de desânimo e descontrolo no início do processo, para respostas finais que mostram satisfação e autodeterminação.

O “EntreSer Amadora” foi uma travessia a três, em alguns momentos a quatro :) que se tornou possível e com bons resultados pelo empenho sistemático das terapeutas e, principalmente, pelo compromisso, adesão e entrega da participante. E permitiu verificar que as duas abordagens, Psicologia e Reiki, se mostraram eficazes quando trabalhadas de forma alinhada, integrada e complementar.

Feedback final da participante: “Foi quase como que uma descoberta de mim mesma. Renasci e hoje sou uma pessoa mais feliz e de bem com a vida. “(…) ‘despertei’ para a vida, valorizando mais o que sou, tornando-me mais consciente face aos meus objetivos e pus em prática alguns deles (…) a vida tornou-se mais ‘leve’ e harmoniosa.”

Feedback final das terapeutas: “O compromisso e alinhamento dos terapeutas foi essencial. Mas acima de tudo, a atitude da participante para a eficácia deste processo: a sua entrega sincera, a assiduidade, o empenho durante as sessões e para além destas, foi determinante. (…) A confiança na autodeterminação de cada pessoa ajuda a capacita-la a acreditar em si mesma e no seu empoderamento para ser mestre do seu caminho.”


Foto: http://silvinaromeropaz.blogspot.pt/2012_03_01_archive.html


 
 
 

Comentarios


Facebook
  • Facebook Basic Square
Em destaque
Posts recentes
Em Arquivo
Pesquisa por tags
bottom of page